a biblioteca mágica e minha incapacidade de suspender descrença.

Pode conter spoilers.

Como estudante de Biblioteconomia, com certeza achei promissora a proposta do livro “A biblioteca mágica de Bibbi Bokken”, de Jostein Gaarder e Klaus Hagerup. Até chegar o final eu estava gostando, mas aí acabou o encanto. Fui com expectativas altas, sim ou claro?

Resumindo, na primeira parte vemos a troca de cartas entre dois primos que se ocupam em resolver um mistério sobre uma mulher esquisita que parece ser maluca por livros. Na segunda parte, eles entram como narradores diretos (?) e vamos sendo direcionados à solução da coisa toda.

wp_20161027_21_18_09_pro-2

Por ser um livro direcionado ao público infanto-juvenil, acredito que tenha cumprido seu papel, mostrando mais do que o usual. Isso já é louvável, mas minha cabeça de adulta (?) amarga me deixou a sensação de correria e uma viagem louca na explicação de como as peças se encaixam.

Talvez eu deva aceitar que esse livro cabe muito bem ao que se propôs. O fato deve ser que não sou tão chegada a estórias que soam muito forçosas, neste caso onde os adultos têm extremo interesse nas crianças e tudo mais. Provavelmente isso faz mais sentido na Noruega, porque aqui né… Inclusive, amo o formato de cartas/diário e achei super delicinha a primeira parte do livro, principalmente pelo tom irônico/zueiro/argumentador de pré-adolescentes, não me deixando esquecer que só podiam ser crianças europeias mesmo.

Achei válida também a inserção de um carinha representando a tentativa de substituir o livro com outra mídia, no caso o vídeo. Apesar de terem propósitos bem distintos, a representação dele como vilão poderia significar que não se trata apenas de diferentes formas de consumir informação, mas de tentar tirar o suporte livro e colocar outro em evidência, podendo assim controlar de alguma forma o que é consumido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s